Justiça obriga prefeito cumprir acordo com professores em Prainha


Em Prainha, a justiça deferiu pedido do MPPA em Ação Civil Pública e determinou que o município cumpra sentença e faça adequação dos horários dos professores efetivos e exonere os professores temporários, no prazo de cinco dias úteis. Os professores da rede municipal estão em greve por tempo indeterminado desde a segunda-feira (19), por conta do descumprimento de um acordo judicial feito entre a prefeitura e o Sindicato dos Professores.

O promotor de justiça Diego Belchior Ferreira Santana é o autor da ação e do pedido. A juíza de Prainha, Juliana Fernandes Neves, deferiu o pedido do MPPA e do Sindicato referente ao cumprimento de acordo judicial homologado em agosto de 2017, pelo qual os professores efetivos teriam prioridade na oferta das horas/aulas disponíveis, antes da contratação de temporários. O acordo prevê a readequação das cargas horárias de professores de nível II, observando o limite mínimo de 150 horas/aulas para cada professor efetivo, distribuído de forma a não diminuir a quantidade de horas que cada um já possui e a realidade especifica de cada escola.

Pelo acordo o município se comprometeu ainda a realizar concurso público para efetivação de professores até janeiro de 2018, o que também não foi cumprido. A juíza determinou o cumprimento, com adequação dos horários e exoneração de temporários, sob pena de multa de R$ 200,00, diária e pessoal ao prefeito e Secretário de Educação, sem prejuízo da responsabilização civil, criminal e administrativa, inclusive quanto ao ato de improbidade administrativa. No prazo de 48h após a exoneração, a justiça deve ser informada do cumprimento da sentença, especificando os professores que foram desligados e a forma como suas horas/aulas foram redistribuídas, sob pena do mesmo valor de multa. Determina ainda que a prefeitura municipal promova, no prazo de 60 dias, concurso público para regularização do quadro dos profissionais da educação, também com multa diária de R$200 em caso de descumprimento.

E por fim determina que a prefeitura se abstenha de suspender as aulas escolares sob o argumento de falta de professores, devendo, se for o caso, providenciar a realocação do quadro de professores efetivos, com critérios objetivos. A decisão ressalta que na audiência de conciliação realizada em agosto de 2017, quando foi celebrado e homologado o acordo, a prefeitura comprometeu-se a cumprir a decisão liminar, já marcando as datas e escolas em que primeiro seriam feitas as adequações de horários e exonerações. Ao descumprir, avalia que a prefeitura “em momento algum pretendeu de fato celebrar o acordo, mas tão somente ganhar tempo para não cumprir a decisão liminar em sua totalidade, ou valeu-se de posterior decisão para deixar de cumprir o já acordado”. E conclui que “resta cristalina a má fé com que vem atuando os administradores municipais”.

A ACP ajuizada pelo MPPA e que resultou no acordo judicial, alegou que o município de Prainha vinha efetuando a contratação com vínculo de temporário, de vários professores, apesar da legislação municipal possibilitar o aumento da carga horária dos professores efetivos em até 200 horas mensais. A prefeitura optou em manter a carga horária dos efetivos em 100 horas, e assim ter motivos para contratação de temporários.



Texto: Lila Bemerguy
Ascom/MPPA

Comentários