Parceria entre Estado e Município garante documentação a indígenas venezuelanos em Santarém

Celsa Brito e Michel Durans: venezuelanos.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans, titular da Secretaria Sejudh/PA, reuniu na tarde de quinta-feira (16) em Santarém com a secretária de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Celsa Brito, para trazer respostas sobre as solicitações do município feitas em Belém, no dia 23 de fevereiro. Uma delas foi a documentação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao que o município acolhe desde o dia 28 de setembro de 2017.

O secretário garantiu que, no domingo (25), o município irá receber uma equipe do posto avançado de atendimento humanizado ao migrante que vai emitir a documentação dos indígenas Warao. Será feita a emissão de documentos básicos de cidadania, em parceria com a Polícia Federal, que é a documentação de refúgio desses indígenas, para que então possam emitir a documentação de cidadania como o RG. "Estou retribuindo a visita da secretária Celsa, que esteve com a gente na Secretaria de Justiça trazendo algumas demandas do município e a gente está aqui trazendo esse retorno do que foi colocado por ela, e a gente espera que esteja atendendo a contento, e a parceria está firmada. Cada vez mais a gente tem que pensar dessa forma de maneira transversal num olhar coletivo para que possa atender um bem maior que é a população", ressaltou o secretário Michell Durans.

Estiveram acompanhando a reunião a coordenadora do Núcleo do Sejudh em Santarém, Mara Carvalho, a assessora do secretário, Ana Paula Frias, a assessora técnica especial da Semtras, Gabrielle Andrade, a coordenadora da Atenção Social Especial, Adriana Encarnação, e a procuradora jurídica da Semtras, Christielle Rodrigues.

O secretário de Justiça ressaltou que, por meio do Núcleo de Justiça implantado em Santarém, será ampliado o serviço que já tem que é a emissão da carteira de identidade e também, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, trazer um espaço com a Sejudh ou com o município desse serviço que é a emissão de carteira de trabalho, pois existe um déficit muito grande da emissão no estado do Pará e em Santarém. De acordo com o secretário Michell Durans, a ideia é aproximar a Sejudh à prefeitura, e criar cada vez mais ações transversais entre Estado e Município.

"Todas essas parcerias são muito bem vindas para fortalecer os atendimentos voltados à população de Santarém. Emissão da documentação básica aos indígenas será muito importante para que a gente possa fortalecer esse grupo que estamos acolhendo", declarou a secretária de Assistência Social de Santarém, Celsa Brito.

O secretário Michell Durans foi pessoalmente, junto com a secretária Celsa Brito, na manhã desta sexta-feira (16) ao Abrigo Para Adultos e Famílias que acolhe os indígenas venezuelanos levar a notícia sobre a emissão dos documentos que será feita na próxima semana.






Fonte:
Geisa de Oliveira Agência Santarém

Comentários