Prefeitura de Santarém decreta situação de emergência em decorrência de enxurradas

Chuvas provocam transbordo dos rios e inundações.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, decretou situação de emergência, nesta segunda-feira (26), nas áreas afetadas pelas enxurradas e inundações, em decorrências das fortes chuvas que atingem o município. O documento leva em consideração os transtornos causados aos moradores e os prejuízos de materiais públicos e privados de 23 bairros afetados.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, quando as chuvas começaram com maior intensidade no município, os registros nos pluviômetros instalados na área urbana apontaram uma média de 152,0 mm. Nos dias 26 e 29 de fevereiro o volume de chuvas chegou a 160 mm e 96,4 mm, respectivamente, e entre os dias 24 e 25 de março o acumulo foi de 188,8 mm.

O decreto apresenta ainda dados de 466 residências atingidas, com um total de 1.298 pessoas desalojadas e 21.983 desalojados, além de ocorrências de ruas e pontes danificadas, com constatação de impactos negativos na economia.

O documento será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional para análise de reconhecimento ou não da situação de emergência.





Anna Karla 
Agência Santarém

Comentários