Cidadão deve ter cuidado com enfeites juninos e de Copa do Mundo


Neste mês de junho, além das festas típicas do período, o início dos jogos da Copa do Mundo também promete agitar a quadra junina no que diz respeito à decoração de ruas e prédios. Pensando na situação a Celpa orienta para que esses enfeites não causem imprevistos.
Pequenos cuidados são fundamentais e merecem atenção redobrada dos clientes, como a colocação das típicas bandeirolas, faixas e outros adereços. Toda a ornamentação deve ser produzida com materiais não condutores de eletricidade e não pode ser afixada próximos da fiação elétrica. Em hipótese alguma essas bandeirinhas devem ser amarradas aos postes ou mesmo nos fios de baixa tensão.


O executivo da área de Segurança da Celpa, Alex Fernandes, garante que um trabalho de conscientização é desenvolvido ao longo do ano pela concessionária de energia, e reforçado em períodos como este. “A população precisa manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia, pois podem ocasionar prejuízos diretos no fornecimento de energia e trazer riscos eminentes, levando por consequência em acidentes fatais”, explica.

Alex Fernandes pede que as pessoas não acendam fogueiras perto de postes ou embaixo de fios elétricos, já que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação. “O número de fogueiras aqui na nossa região diminuiu significativamente em relação aos anos anteriores, mas, mesmo em menor quantidade, não deixa de ser um agravante quando feita sem os devidos cuidados”, alerta.

Outra orientação da empresa é sobre como agir em caso de acidentes. O local, por exemplo, deve ser isolado, para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios.

Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Celpa, pelo número 0800 091 0196.

COMÉRCIO INFORMAL - Em relação a montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som, deve-se levar em conta alguns itens. A distância mínima de segurança dessas estruturas em relação à fiação elétrica dever ser de 1,5m. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com extremo cuidado.

Nos casos de ligações à rede para eventos juninos, os organizadores podem procurar as agências de atendimento da concessionária para solicitar a ligação provisória. A solicitação deve ser feita com antecedência, devendo informar qual a finalidade, o endereço da ligação e quais eletrodomésticos serão utilizados. Com esta medida, situações de sobrecarga são evitadas.

Mais dicas:
– Não lance serpentinas ou confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não;
– Não instale nenhum enfeite próximo à rede elétrica. Deve-se manter uma distância mínima de dois metros;
– Não faça ligações clandestinas. Procure a Celpa para fazer a ligação provisória do seu comércio;
– Evite improvisos, pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica;
- Fogos de artifício devem ser lançados o mais longe possível da rede elétrica.




Ascom/Celpa

Comentários