Trilheiros contemplam Pôr do Sol no alto da Serra do Saubal em comemoração aos 357 anos de Santarém


Em um clima de muita alegria e admiração os Projetos "Pôr do Sol" da Prefeitura de Santarém por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e o "Caminhos da Floresta" dos jornalistas Fábio Barbosa e Reginaldo Balieiro levaram mais de 100 trilheiros para percorrer um percurso de 2 quilômetros até a Serra do Saubal onde puderam contemplar uma das mais belas paisagens de Santarém, com uma visão panorâmica da área urbana da cidade e toda a exuberante natureza que a circunda. A Trilha fez parte da programação do aniversário dos 357 anos de Santarém.


Um dos idealizadores da trilha o jornalista Reginaldo Balieiro do blog 'Vou Turistando' falou sobre o grande presente de contemplar Santarém nos 357 anos da cidade. "Nesse dia especial o presente quem ganha é Santarém e todos os nossos trilheiros, pois podemos refletir sobre o que a gente pode fazer para contribuir para o turismo do nosso município. Aqui nós temos um público de 70 pessoas inscritas, mas ao longo do percurso as pessoas foram se juntando ao grupo e com essa visão belíssima falamos de consciência ambiental e a importância dela para manter a Serra 100% limpa para receber os turistas e estimular as pessoas para atividade física combatendo o sedentarismo."

O Secretário de Turismo de Santarém Diego Pinho agradeceu os participantes e afirmou que projetos como estes reforçam a importância da atividade turística para a preservação ambiental e o fortalecimento do sentimento de pertencimento para o zelo dos atrativos turísticos do município. "Sabemos que é importante a preservação ambiental para que tenhamos nossos elementos naturais sempre bem preservados para a visitação dos nossos turistas. Quero agradecer todos que vieram em mais uma etapa do "Caminhos da Floresta", que hoje tem a parceria do "Pôr do Sol", que buscam sensibilizar as pessoas para se reconhecerem como agentes multiplicadores dos cuidados que devemos ter para que as gerações futuras possam usufruir dos nossos atrativos naturais."

O professor de Unidade de Conservação, Educação Ambiental, Turismo e Ética da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) Jackson Rêgo Matos falou que este dia ficará marcado na história de Santarém, pois evidenciou o Saubal como um importante ponto turístico da cidade. "Esse é um dia histórico para Santarém. Nosso município já teve muitas áreas verdes e praias em que uma das mais belas era a Vera Paz e hoje precisamos desses espaços e não temos. Então ter ações como esta reconhecendo a relevância das nossas áreas verdes avança em nossa consciência ambiental, por que ainda temos muitas áreas importantíssimas do ponto de vista turístico e uma delas é o Saubal", enfatizou.

Mauricio Cruz, conselheiro da Área de Proteção Ambiental (APA) Saubal, também reforçou que ações como esta fortalecem a consciência ambiental que as pessoas tem que ter com estas áreas. "É sempre importante motivar as pessoas a conhecerem nossas Áreas de Proteção Ambiental, para que as pessoas se sensibilizem que não podemos destruir ou depredar, principalmente uma área como o Saubal que pode se tornar um local de geração de emprego e renda, por meio da atividade turística."

A auxiliar administrativo Josiane Gomes Rodrigues contou emocionada sobre a primeira vista no Saubal. "Gente, conhecer Santarém de uma forma assim, nunca pude imaginar ver tanta beleza escondida, isso é perceber que desconhecemos o que existe de mais belo como o Saubal e a visão que temos de nossa cidade aqui desse ponto. Viemos pela primeira vez aqui e nos surpreendemos com tanta beleza, ver tua cidade por cima é um esplendor e algo maravilhoso. Os organizadores estão de parabéns, esse foi um grande presente para mim enquanto santarena", ressaltou.

Segundo o jornalista Fábio Barbosa as parcerias com instituições públicas e privadas foram importantes para alcançar os objetivos de mais uma etapa do Projeto "Caminhos da Floresta". "Tivemos as parcerias da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Turismo e Assessoria de Comunicação, que é uma parceria estratégica para desenvolver uma atividade como esta, que nos ajudou com toda a logística. Reconhecemos o apoio, pois sabemos que fazer logística tem um custo alto. Tivemos a parceria de empresas privadas que tem uma responsabilidade ambiental como a Boto Sorveteria Artesanal, Bioativa, Máximos Hamburgueria e a Lupo, que possibilitaram a distribuição de camisas aos participantes e protetores solar, por isso somos muito gratos a todos os parceiros envolvidos", finalizou.

Para os participantes participarem da trilha tinham que realizar inscrição com a doação de um quilo de alimento não perecível. Segundo os organizadores mais de 100 quilos de alimentos foram arrecadados e serão entregues para a Instituição Social Irmã Dulce dos Pobres (Espaço Mãe Natureza).





Fonte: 
Tadeu Pinho/Ag. Santarém

Comentários