Alcoa valoriza cultura local no Festribal em Juruti


Pelo 14º ano consecutivo a Alcoa patrocina o Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal). A empresa, que mantém uma mina de bauxita no município, fez a liberação de R$ 230 mil para a Maná Produções, Comunicações e Eventos, empresa responsável pela captação de recursos por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A Alcoa apoia o evento desde a implantação da mina no município, e se orgulha de poder contribuir com as manifestações culturais da região, ajudando a transformar o festival em um dos mais importantes da Amazônia. “A Alcoa acredita nas manifestações populares e apoia o Festribal desde a chegada em Juruti, como forma de valorização do patrimônio cultural local”, comenta Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, que prestigiou o Festribal deste ano.

Com elementos regionais, artes cênicas, alegorias e danças locais, o Festribal resgata a cultura nativa e a inovação criativa das tribos e seus participantes, que se renovam a cada ano. Desde 2008, o Festribal é considerado Patrimônio Cultural do Pará e neste ano a festa teve como tema “Ensinamento: O legado da Cultura Indígena”.

“Desde a chegada da Alcoa em Juruti, em 2006, cerca de R$ 1,4 milhão já foram investidos pela empresa no Festribal. E existem iniciativas contínuas da empresa pela valorização do patrimônio cultural de Juruti, como a promoção de palestras e exposições para compartilhar os conhecimentos obtidos pelo estudo de vestígios arqueológicos resgatados na região”, comenta Rogerio Ribas, gerente de Relações Institucionais da Alcoa Juruti.

A empresa traz ainda especialistas em arqueologia para a verificação da existência de sítios arqueológicos nas áreas, antes de qualquer atividade de mineração. Havendo vestígios, os mesmos são resgatados e o conhecimento integra ações de educação patrimonial.

De acordo com a professora Aldeane Coelho de Souza, que participou da ação “Hoje é Dia de Arqueologia”, em que a Alcoa, por meio da Scientia Consultoria, leva conhecimentos sobre o patrimônio de Juruti, o tema é de suma importância para desenvolver o orgulho sobre o patrimônio cultural e material local. “Muitos estudantes nem sabem o que é arqueologia e a atividade dá oportunidade para terem contato com a ciência na teoria e na prática. Além disso, o que me chamou atenção foi poder falar de arqueologia a partir da nossa própria realidade”, afirmou a educadora.

O Festribal acontece, este ano, no período de 26 a 29 de julho, com a apresentação das tribos Munduruku e Muirapinima, num espetáculo de cores, encanto e magia em homenagem à cultura da Amazônia. Cerca de 20 mil pessoas participam deste evento que é considerado o maior espetáculo cultural a céu aberto do Pará.





Ascom Alcoa/Juruti

Comentários