Rito religioso e derrubada dos mastros marcam o encerramento do Çairé 2018

A Comissão Organizadora do Çairé formada pelos representantes da Vila de Alter do Chão e da Prefeitura de Santarém na segunda-feira (24) concluíram o Rito Religioso, nos momentos destaques da Benção Final e festiva disputa da derrubada dos mastros. No barracão, o rito religioso faz a ligação com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, reforçado com as ladainhas cantadas nos idiomas latim e português. O ápice do encerramento ocorreu com a competição da derrubada dos mastros do Juíz e da Juíza a golpes de machado.

Após o lançamento dos frutos pelos peconheiros, Rosires Ferreira (mastro do Juíz) e Adelson Costa Vieira (Juíza). O primeiro mastro a cair ao chão foi do Juiz, mesmo com a reclamação das adversárias em coro, que homens teriam empurrado o Mastro. Mas, o decido pela organização foi a vitória dos Homens, mastro de bandeira vermelha. "Sempre há reivindicação, a de hoje foi que os homens haviam empurrado o Mastro, é festivo, mas é uma competição. Os homens ganharam a derrubada", confirmou, o membro da Comissão Organizadora do Çairé, Cleuton Sardinha.

O personagem sargento, Lucinato Serique, tem poder decisão na autarquia do Rito Religioso, diz que, o momento da derrubada dos Mastros, é festivo no Çairé. "Nós irmanamos com todos mundo, aqui com as mulheres, é uma grande festa, o Çairé, a derrubada dos mastro encerra essa grande festa, os comunitários, que vem de fora e convidados, uma festa que traz alegria. Nós conseguimos, as mulheres sempre estão na frente, mas nós ganhamos delas", explicou, o sargento do Rito Religioso.

A satisfação pelo evento é considerada positiva pelo governo municipal de Santarém, as datas planejadas até em 2020 proporcionou mais visitantes ao evento da vila balneária. "A prefeitura de Santarém esteve com total envolvimento a Festa do Çairé, é um evento grandioso, que envolve o Rito Religioso e o Festival dos Botos. E além de trabalharmos o religioso e artístico, outro destaque foi a segurança que novamente funcionou muito bem, iniciado ano passado, o Çairé de Paz e seguro na implantação da Sala de Gestão. E percebemos também a consciência do público as orientações das Instituição de segurança. E tivemos muito zelo desde a divulgação, qual estampamos a imagem da cerimônia do Beija Fita, uma das tradições do Rito Religioso. E estaremos agendando ainda esta semana, uma reunião de avaliação e planejar o Çairé 2019", detalhou, o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

O secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, o "Pixica" reforça as melhorias do Çairé e o positivo da participação do público. "O evento cultural ultrapassou nossas expectativas, estimo o crescimento quanto a estimativa de público, 120 mil pessoas durante os período do Çairé. O governo municipal sempre ao trabalho conjunto em fomentar a essência da identidade cultural no Çairé, os Botos mostraram espetáculos com base na lenda do Boto, o místico amazônico. Repetimos e ampliamos o horário de show artísticos culturais, exemplo na Praça Sete de Setembro, no sábado e domingo, incluímos programação durante a manhã, destacando o carimbó e valorizamos nossos artistas locais e regionais".

Após a derrubada dos Mastros, o público participou da procissão para Guardar Mastros, Macucauá, Desfeiteira, Quebra-Macaxeira, Distribuição de Tarubá (com ou sem cachaça) e ao meio dia, Cecuiara/Almoço de Confraternização Rito Religioso (Praça do Çairé).




Programação
24/09 (Segunda-Feira)
17h00 - Apuração Votos Botos (Lago dos Botos)
20h00 - Chorimbó - Dona Glória (Palco Externo da Praça do Çairé)
21h00 - Festas dos Barraqueiros - Banda Cintura Fina (Lago dos Botos)



Agência Santarém

Comentários