Mais de 60% das obras de esgotamento sanitário já foram executadas em Santarém

Várias ruas no centro comercial já receberam as ligações domiciliares, que fazem parte das obras de esgotamento sanitário. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já investiu R$ 20.765.964,20, o que representa 65,48% de serviço executado. Os serviços fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II), que contempla os bairros da Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro. A obra está orçada em R$ 31.692.245,07, recursos do Ministério das Cidades.

O secretário de Infraestrutura Daniel Simões explicou que os equipamentos para tratamento de esgoto estão previstos para chegarem no final do mês de dezembro, para então dar início à montagem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). "Quando for feita a montagem da ETE todas as ligações já estarão finalizadas. Serão mais de 4 mil ligações domiciliares, que vão beneficiar 25 mil pessoas. É uma obra que está em pleno andamento. Neste período de vazante do rio, as equipes intensificam os serviços, para fazer a montagem desse equipamento, que é uma tecnologia de ponta, da Holanda".

As obras de esgotamentos têm gerado interferências por conta dos cortes do asfalto, mas são transtornos necessários que trarão benefícios futuros a todos. "Nós pedimos a compreensão da população porque é uma obra necessária de saneamento básico. Essas obras têm uma interferência muito grande, mas são indispensáveis. No contrato, a empresa responsável Carmona Cabrera faz a escavação e deixa concretado, o que possibilita os carros passarem até a equipe de recuperação asfáltica da secretaria passar. Foi acordado com os lojistas que as equipes não executam os serviços de escavação no período do 1º dia ao 15º dia de cada mês, que é o período de grande movimentação. As equipes trabalham em outros trechos. A previsão que até o mês de novembro finalize os serviços no centro comercial", destacou.


Até o momento já foram feitas mais de 2 mil ligações domiciliares. Elas funcionarão da seguinte forma: a água que o morador usa, que antes era jogada diretamente nas canaletas a céu aberto, bem como as fossas sépticas, serão agora despejadas diretamente na rede subterrânea de esgoto. Essa rede será ligada ao coletor tronco, instalado na Avenida Tapajós e será toda direcionada, através da linha de recalque, até à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica localizada na Avenida Borges Leal, no bairro do Mapiri, onde todo esse esgoto será tratado.





Fonte: Ag. Santarém

Comentários