Círio 100 da Conceição leva milhares de devotos às ruas de Santarém

Com o tema "Maria, mãe dos Caminhantes", a edição 100 do Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da diocese de Santarém, levou mais de 143 mil devotos às ruas da cidade segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. Foi um Círio de paz, sob forte sol e repleto de personagens e histórias de superação, força e conquistas.

A Prefeitura de Santarém participa da maior manifestação religiosa do interior do estado do Pará atuando em diversos setores do evento. Equipes de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram serviço durante as quatro horas de caminhada, socorrendo os devotos que necessitaram de ajuda devido ao grande esforço físico e ao forte calor.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) preparou anteriormente todo o percurso do translado, que este ano teve uma atenção especial em virtude das obras da orla que estão em ritmo acelerado. A Seminfra também disponibilizou uma equipe de colaboradores para executar a limpeza das ruas do trajeto, acompanhando o término da procissão. O objetivo foi não deixar a cidade suja e evitar transtornos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizou planejamento de rotas alternativas para as diversas linhas de ônibus com o objetivo de não prejudicar a chegada e a saída dos devotos. Os agentes municipais de trânsito 'marronzinhos' estiveram por toda manhã auxiliando motoristas e ordenando o trânsito durante a procissão.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) atuou com a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), distribuindo 8 mil ventarolas confeccionadas em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). O material divulgou os canais de atendimento dos três Conselhos Tutelares (o disque 100). As ventarolas além de amenizar o calor durante o percurso do Círio 100 levaram a campanha "Brincar Estudar Viver. Trabalhar só quando Crescer" que está em sua 4ª ação. Participaram da distribuição servidores da PSE, Aepeti, Centro Pop, CAR, Centro Pop e CREAS.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar participou, ao lado da primeira-dama Celsa Brito, da procissão do início ao fim. Ele destacou a força da fé do povo santareno que sempre se fez guerreiro e devoto à Virgem da Conceição. "Temos um povo trabalhador que luta por seus ideais e pelo bem-estar de nossa cidade. Santarém é uma cidade abençoada, esse Círio é a maior demonstração. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora da Conceição para que o ano de 2019 seja de mais realizações e conquistas. Estamos trabalhando para buscar o melhor para nossa cidade. Tem sido uma luta difícil, mas estamos conseguindo trazer recursos e melhorias. Nossa fé vai ajudar a trazer mais e mais benefícios para nossa Pérola do Tapajós em 2019", disse Nélio Aguiar.

Como em todos os anos, o Círio é cheio de histórias que emocionam. Muitos exibem conquistas, como a compra da casa própria, ou atos de superação, como a cura de doenças.

A multidão finalizou o percurso de aproximadamente 7,5 km em quatro horas. Com início, às 7h, pela Rua dos Artistas (Praça São Sebastião), Avenida Rui Barbosa, Avenida São Sebastião, Avenida Cuiabá, Avenida Tapajós e chegada à Praça da Matriz, às 11h. Em todo trajeto foram realizadas 26 homenagens.

A edição 100 do Círio também marcou a despedida do bispo Dom Flávio Giovenale. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre.

As festividades de Nossa Sra. Da Conceição prosseguem todos os dias com programações diversas até o dia 8 de dezembro





Alailson Muniz

Ag. Santarém

Comentários