Projeto do Poder Judiciário combate violência em Santarém


Como parte da programação da Semana Justiça pela Paz em Casa, de combate à violência contra a mulher, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santarém lançará, no próximo dia 26, o projeto Mãos EmPENHAdas, iniciativa replicada da Coordenadoria da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS).

O projeto consiste na capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência de gênero, identificando e orientando possíveis casos de clientes com base na Lei nª 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

De acordo com a juíza Carolina Maia, titular da Vara de Violência contra a Mulher da Comarca, os estabelecimentos estão sendo convidados para participarem do evento. O foco em espaços como salões de beleza, centros de estética e depilação, entre outros, se deve ao fato de que há um considerável fluxo de mulheres, no qual são oportunizadas as trocas de ideias e falas abertas sobre o cotidiano, relações sociais e familiares de modo informal, que podem relatar situações de violência. 

O projeto Mãos EmPENHAdas, de autoria do TJMS, ganhou a premiação nacional de Direitos Humanos 2018, na categoria Mulher. A juíza coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de TJMS, Jaqueline Machado, recebeu o prêmio pelo trabalho desenvolvido. A honraria é concedida, desde 1995, pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos direitos humanos sejam merecedores do reconhecimento e destaque por toda a sociedade.

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, foram mais de 160 profissionais capacitados, abrangendo 40 estabelecimentos parceiro. Mais de 3.500 pessoas tiveram acesso ao material.






Fonte: Coordenadoria de Imprensa/TJ/PA

Comentários