'Prefeitura nos Bairros' realiza mais de 90 mil atendimentos em dois anos

Durante esses dois últimos anos (2017-2018), o Programa Prefeitura nos Bairros (PPB) da Prefeitura de Santarém realizou 91.835 atendimentos à população. Distribuídos entre as Secretarias de Governo, Coordenadorias e parceiros. A iniciativa promoveu serviços gratuitos de prevenção de saúde, cidadania, cultura, assistência social, esporte, lazer e orientações jurídicas. Foram mais de 50 serviços especializados, 28 parceiros entre setor público e privado, atuação de 200 voluntários e colaboradores.

O PPB ofertou os seguintes serviços: Cadastro no Cras; Cadastro Único; atendimento individual social; atendimento individual psicológico; atendimento pedagógico; consulta médica; consulta de enfermagem; coleta de PCCU; emissão de Cartão SUS; aferição de pressão arterial; vacinação; teste rápido: (HIV, Sífilis, Hepatite A e B); distribuição de materiais educativos e de preservação; emissão de passe livre; petição de atestado de óbito extemporâneo, registro de nascimento fora do prazo, (2ª via); retificações administrativas de documentos; emissão de CPF, (2ª via); limpeza de óculos e ajustes, agendamento de consultas oftalmológicas; orientação curricular; coletas de assinatura, organizado pelo Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET); cortes de cabelos; designer desobrancelhas; atividades esportivas e recreativas, distribuição de mudas; plantio de árvores; educação ambiental, entre outros.

De acordo com o coordenador do PPB, Francisco Chagas, 36 bairros da área urbana e seis comunidades da zona rural foram atendidos. "A administração tem procurado atender a população em todas as áreas e essa parceria solidifica ainda mais o objetivo do programa que é atender ao povo mais carente. Essa avaliação é muito satisfatória tanto para a coordenação, quanto para os bairros que foram atendidos, beneficiando a população com variados tipos de serviços e atendimentos, apesar de que ainda podemos melhorar tanto no aspecto social como também na estrutura do programa. Para 2019, já estamos firmando novas parcerias, as lideranças comunitárias já nos procuraram para que o PPB vá até seus respectivos bairros e comunidades", ressaltou.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar disse que o momento é de muita gratidão, pois o programa reforça os serviços já oferecidos pelo município. "O PPB é de grande importância no sentido de aproximar o governo das pessoas levando serviços em diversas áreas com o apoio dos nossos parceiros. Os resultados de atendimentos são excelentes, é o governo presente nos bairros e comunidades. Agradecemos nossos parceiros e servidores porque percebemos a motivação e alegria deles em prestar esses serviços tão relevantes para as pessoas que mais precisam", destacou.

Secretarias Participantes: Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Coordenadorias participantes: Coordenadoria de Esporte e Lazer (NEL), Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e Procuradoria Geral de Proteção e Defesa do Consumidor de Santarém (Procon).

Empresas e instituições parceiras: Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Profissionaliza, Cebrac, Ótica Líder, Ótica Primavera, Iespes, Correios, Sine, Coifeodonto, Natura, Celpa, Conselho Tutelar e Cooprusan.




Agência Santarém

Comentários