Prefeito Nélio e governador Helder iniciam vacinação contra covid-19 em Santarém

O prefeito Nélio Aguiar e o governador Helder Barbalho iniciaram oficialmente a vacinação contra a covid-19 em Santarém na tarde desta terça-feira, 19. As doses da vacina chegaram pela manhã ao município.

Dona Maria das Graças Guimarães Regis, de 70 anos, protagonizou o momento histórico. Moradora do Lar São Vicente de Paulo, ela foi a primeira pessoa do município a receber a dose da vacina CoronaVac contra a covid-19. Dona Maria pertence ao grupo prioritário que receberá a vacina nesta primeira fase e que abrange profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições acolhedoras e indígenas.

Coube a técnica em enfermagem, Raimunda Elza dos Santos, imunizar dona Maria das Graças. A profissional da saúde é servidora do Hospital Regional do Baixo Amazonas e atua na linha de frente ao combate à pandemia em Santarém.

“Me sinto uma pessoa muito feliz de ser escolhida para o início dessa vacina. As pessoas não têm que temer, tem que ter muita fé. Vamos fazer uma corrente pelo bem de todos”, disse dona Maria das Graças.

O governador Helder Barbalho destacou o trabalho para que a vacina chegue em todos os municípios. “A nossa intenção é fazer com que a vacina possa chegar em todos os municípios do Pará. Todos os 144 municípios do estado já receberam a vacina para iniciar a imunização. São 172.240 doses da vacina. Vamos garantir duas dozes. Atendimento de 50% do quantitativo para garantir o ciclo completo. A segunda leva deve ocorrer no prazo máximo de 10 dias, quando ocorrerá a nova rodada. Hoje, se inicia uma nova etapa, um novo capítulo para a humanidade e para o Brasil. Aos paraenses, não descansaremos para imunizar a todos. E peço, se vacinem. Valorize a ciência. Valorize a vida”, disse Helder Barbalho.

O prefeito Nélio Aguiar agradeceu o esforço do governador e disse que o momento é hitórico e que representa uma vitória sobre a pandemia. “Agradeço ao governador que sempre ajudou Santarém. Sempre trabalhou conosco na luta contra a covid-19. Momento histórico e de muita emoção com a chegada da vacina. Representa uma vitória na luta contra a pandemia. A ajuda do governador foi muito importante. Desde que a vacina foi aprovada, o senhor foi em busca para trazer aos municípios. Nossas palavras de agradecimento e de gratidão”, disse o prefeito de Santarém.

Nesta primeira etapa, o município de Santarém recebeu 6.475 doses. O cronograma de vacinação seguirá o critério de grupo prioritário. A Prefeitura de Santarém deve divulgar até a manhã desta quarta-feira, 20, o cronograma de vacinação.

 

Fonte: CCom/PMS

 

Comentários