ContraPonto


Sem prestigio
O senador Cristovam Buarque deu com os burros na água. Ele havia trocado o PT pelo PDT com intuito de ser candidato a presidente pela sigla em 2006. Seus planos foram frustrados pela candidatura do colega Jefferson Peres (PDT-AM), com mais tempo de casa do que ele. Para demonstrar ainda a perda de seu prestigio, uma pesquisa feita pelo Ibope divulgou que Cristovam teria pouquíssimas chances até para se eleger como governador de Brasília, cargo que já ocupou.
Cacique do cerrado
Ainda segundo a mesma pesquisa do Ibope, o atual governador do Distrito Federal Joaquim Roriz elegeria seu pupilo José Roberto Arruda para o governo e se elegeria Senador com 41% dos votos. O Deputado José Roberto Arruda é aquele que teve de renunciar a um mandato de senador na legislatura passada por ter violado o painel eletrônico do Senado junto com Antônio Carlos Magalhães.
Desculpa de bêbado
Vladimir Poleto, ex-assessor de Palocci, negou em depoimento desastroso à CPI dos Bingos o que disse em gravação para a revista "Veja". Ele confirmou que transportou em um avião Seneca, de Brasília para Campinas, caixas de bebidas, mas negou que elas tivessem dinheiro de Cuba para o PT. Após ouvir a gravação da entrevista contradizendo-o, Poleto disse que estava bêbado quando deu entrevista.
Eco-suicídio
O ecologista Francisco Anselmo de Barros, de 65 anos, morreu após atear fogo no próprio corpo em protesto contra a construção de usinas de álcool e açúcar no Pantanal. Francisco participava de uma manifestação no Centro de Campo Grande quando se enrolou em um edredom encharcado de gasolina e ateou fogo.
Brasil e EUA: mesmo caminho
O Brasil foi denunciado por intelectuais e ONGs à Comissão Interamericana de Direitos Humanos por supostas chacinas no Haiti, onde as Forças Armadas brasileiras coordenam a missão militar da ONU. Segundo as denúncias, os brasileiros seriam responsáveis diretos por 63 mortes. O comando da missão nega as denúncias. Os EUA foram também denunciados à comissão por "armar, financiar, treinar e apoiar" a polícia haitiana após o golpe de Estado. O Brasil aprendeu rápido a lição.
Sem frutos
A ida de Antônio Palocci à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado não rendeu muitos frutos para oposição e nem para o governo. Palocci estava atônico querendo falar sobre corrupção e a oposição perguntando sobre economia. Fim das contas, Palocci saiu do mesmo tamanho que entrou na Comissão.
Depauperação Latina
A transferência líquida de recursos da América Latina para o exterior subiu para 77,82 bilhões de dólares em 2004, divulgou a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina. O montante anterior de 2003 tinha sido de US$ 34,38 bilhões. Um aumento de mais de 100%.
Bombas intelectualizadas
Depois de séculos pensando que estava enganando a opinião pública, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) resolveu admitir o uso armas químicas na guerra contra o Iraque. Mas, alegou que somente rebeldes foram mortos pelas bombas. Imaginem o grau de inteligência dessas bombas. Após a confissão, fontes divulgaram que as bombas estudaram em Havard e já escreveram inclusive sua defesa. A TV italiana RAI divulgou imagens em um documentário que mostram os corpos de mulheres e crianças mortos pelas bombas de fósforos.
Novo comunista
O PC do B filiou seu mais novo senador, Leomar Quintanilha (ex-PMDB-TO). Quintanilha torna-se comunista depois de ter sido líder do PPB (atual PP) e do PFL. Seus discursos, desde 1998 até agora, são centrados no ideário e ações da direita, defendendo Maluf contra Marta; defendendo Pinochet e atacando Fidel Castro; justificando o trabalho escravo; pela privatização da Vale do Rio Doce e combatendo a UNE; defendendo facilidades para o capital estrangeiro; é contra o MST, é lulista, defende o latifúndio e os bingueiros. Parece que o PC do B tem novas bandeiras.
Retorno
É a primeira vez que o Partido Comunista retorna ao Senado desde 1948, quando uma ofensiva de direita capitaneada pelo governo Dutra, sob o estandarte da Guerra Fria, cassou o mandato do senador Luiz Carlos Prestes.

Comentários