A FUGA AO DÓLAR: RUBLO CONVERTÍVEL & BOLSA RUSSA DO PETRÓLEO

O presidente da Rússia afirmou que o país se prepara para tornar convertível a moeda nacional e criar uma bolsa de petróleo e gás com transacções em rublos. "No meu discurso de 2003 estabeleci o objectivo de tornar o rublo convertível.
Devo dizer que estes planos estão a ser implementados", afirmou Putin. Acrescentou que os trabalhos nesse sentido deveriam ser completados em 1 de Julho próximo, quase seis meses antes da data original de 01/Janeiro/2007. "O rublo deve tornar-se mais generalizado nas transacções internacionais. Para isto abriremos uma Bolsa de Mercadorias na Rússia para comercializar petróleo, gás e outros bens a serem pagos em rublos", concluiu Putin. Os observadores consideram que esta bolsa criará uma procura global pelo rublo, tornando-o uma divisa de reserva alternativa no comércio internacional pois a Rússia é o segundo maior produtor mundial de petróleo (após a Arábia Saudita).
Comentário - Essa mesma iniciativa, tomada pelo o Iraque em 2001, fez com que os EUA o invadissem a qualrquer custo. O irã, que também está acenando para a mesma iniciativa, está sendo alvo de uma campanha midiaca mundial para justificar sua invasão.

Comentários

Anônimo disse…
Really amazing! Useful information. All the best.
»