Primeira Leitura fecha as portas

A revista e site Primeira Leitura, defensores ferrenhos do pensamento conservador neoliberal no Brasil, fechou as portas sob o esquecimento e o descrédito daqueles que um dia já foram inclusive seus proprietários: a elite entreguista brasileira, representada em sua maioria pelo PFL, PSDB, UDR, FIESP, entre outras.

Parece incoerente o adeus, vindo de um veiculo que vendia uma tiragem de 25 mil revistas e possuía mais de dois milhões de acessos em sua home page.

Seu líder supremo, o jornalista Reinaldo Azevedo parece está magoado em sua despedida. “Talvez tenha faltado advertir, então, os supostos beneficiários do nosso trabalho que, pisando nos astros distraídos, não teriam percebido a nossa importância para seus objetivos estratégicos. Isso, naturalmente, é uma ironia. A ironia sempre nos fez bem”, escreveu o jornalista.

Reinaldo Azevedo militou ao lado e José Dirceu e Antonio Palocci no movimento estudantil, quando estudante de letras em São Paulo. Muitos petistas se impressionaram quando Reinaldo deu uma tamanha guinada a “direita”.

Reinaldo se despede, mas continuará com um blog e escrevendo para os jornais O Globo e Folha de São Paulo.

“Ao longo dos anos, foram muitas as especulações sobre os objetivos da revista e suas vinculações com este ou com aquele partidos, notadamente o PSDB. Em outro ponto do debate, via-se na revista e no site a voz da “direita”, como se a palavra, por si mesma, já devesse provocar um susto. De forma serena, tranqüila — e quem trabalhou aqui sabe disso —, enfrentamos as vagas de maledicência, de desconfiança, de descrédito”.

Comentários