Heloisa afirma que Lula discursa para os pobres e governa para os banqueiros

A candidata do PSOL Heloísa Helena, ao comentar os lucros dos bancos brasileiros no primeiro semestre lembrou que os resultados refletem “doze anos de uma política econômica inconseqüente. Com Lula são três anos de recorde na história de todas as instituições de capital aberto, que fazem o que querem impondo juros absurdos sem que ninguém faça nada”.


Heloísa lembrou que “todas as vezes que os ministros de Lula se comportam como moleques de recado e saem espalhando pelas periferias que eu vou acabar com o bolsa-família, o que é uma grande mentira, porque o que quero é articular a escola do tempo integral junto com este programa, para que o Estado brasileiro dê condições para ela escolher o que vai ser, eu lembro que o tem que acabar é a bolsa-banqueiro que não gera emprego, não arrecada nem paga imposto, apenas ganha com a quebra do setor produtivo e da classe média. Quando falo em reduzir a taxa de juros pela metade para ter mais de 80 bilhões de reais novos e limpos para a saúde, educação, segurança pública e nos setores que dinamizam a economia, tem que mexer no lucro dos bancos. Tanto FH como Lula fizeram uma política econômica de subordinação aos banqueiros. Lula faz discurso para os pobre se governa para os banqueiros que nunca ganharam tanto”, afirmou.


A candidata lembrou que o governo poderia orientar os bancos públicos a baixar os juros, aplicando taxas menores que os bancos privados. “O governo tem esse poder de pressionar, usando a lógica do mercado, os bancos privados a baixarem seus juros para não perder clientes, mas prefere se acovardar e não colocar o sistema de bancos públicos para cumprir uma função social”, finalizou.

Comentários