Livro faz um diagnóstico da educação superior no Pará

Um raio-x da educação superior no Pará desde o início da década de 90. Este é o tema do livro Educação Superior Brasil – 1991-2004: Pará, que será lançado na próxima quarta-feira, 13, às 17h30, no Auditório do Tribunal do Júri da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A cerimônia de lançamento contará com a presença do Prof. Dr. Dilvo Ristoff, Diretor de Avaliação da Educação Superior do INEP, e das pesquisadoras da UFPA responsáveis pela publicação, Profª Drª Rosângela Novaes Lima e Profª Drª Vera Lúcia Jacob Chaves.

A obra faz uma análise detalhada da trajetória histórica desse nível de ensino no estado. O estudo tem como objetivo gerar uma compreensão do comportamento da educação superior por meio de estatísticas que possibilitem comparações entre o que ocorre no país como um todo, na Região Norte e no Pará.

A publicação faz parte de uma coleção de 27 volumes – um por unidade da federação – e reflete o esforço que o Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vem empreendendo no sentido de democratizar o acesso aos dados coletados ao longo dos anos. Além disso, pretende-se estimular o uso dessas informações por pesquisadores, dirigentes e gestores da área da educação a fim de que estes contem com um instrumento capaz de apontar as grandes tendências, preferências e desequilíbrios da educação superior brasileira.

O livro está estruturado em duas partes. Na primeira as pesquisadoras convidadas da UFPA, Rosângela Novaes e Vera Jacob, analisam os aspectos mais relevantes da educação superior no Pará, bem como seus limites e desafios. A segunda Parte arrola uma vasta coletânea de tabelas com dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE).

A organização dos dados permite que se perceba onde, como e quando a educação superior cresceu nos últimos 14 anos. Portanto, essa publicação também servirá como uma ferramenta para ancorar ou alavancar políticas públicas estaduais, regionais e nacionais na área educacional.

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