Energia solar será predominante no mundo

Essa é a previsão do engenheiro químico Expedito Parente, pesquisador que concebeu o biodiesel há 30 anos. Em entrevista à revista Carbono Brasil, o pesquisador também fala sobre Amazônia e biodiesel.

Carbono Brasil
- Como o senhor avalia o processo de implantação do biodiesel atualmente no Brasil?

Expedito Parente - Em todo mundo existem condições para a produção de biodiesel, mas o Brasil é um país que potencialmente deverá ser o maior produtor do mundo. Nós vamos liderar com certeza essa produção.
Nessa questão, o que eu considero oportuno é se perguntar: quanto custa não produzir o biodiesel? Essa resposta é diferente em relação a cada lugar que se considera. Tem um número para cada estado ou país. Mas é uma resposta extremamente importante para orientar políticas públicas em relação ao incentivo da produção do biodiesel, e serve para orientar quanto publicamente o governo pode investir para produzir o biodiesel.
Essa conta tem que levar em conta uma série de fatores – sociais, de combate a miséria, geração de renda no campo; ecológicos e ambientais. Também a questão do efeito estufa; a fuligem nas grandes cidades, que causa tuberculose; o enxofre, que é cancerígeno. Ainda tem que se avaliar os impactos econômicos, da geração de riqueza na região e os impactos estratégicos – ou seja, uma preparação para era pós-petróleo. Energia é uma coisa muito grande e não se faz um programa energético do dia para noite, isso tem uma inércia muito grande.

Comentários