Governador da Paraíba é cassado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima, do PSDB, (foto) por abuso de poder econômico. Ainda cabe recurso, mas a lei determina que ele deixe o cargo.

Cássio Cunha Lima é acusado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e pelo Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico. Ele teria distribuído cerca de 35 mil cheques da Fundação de Ação Comunitária durante a campanha de 2006.

A defesa alegou que os cheques foram distribuídos de forma legal, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza. Mas, depois de oito horas de julgamento, os juizes votaram pela cassação do mandato do governador, que ficará inelegível até 2009 e ainda terá que pagar multa de R$ 100 mil à Justiça Eleitoral. Cabe recurso à decisão.

Foram cinco votos contra um. Com a cassação do mandato de Cássio Cunha Lima, quem deve assumir o governo da Paraíba é o segundo colocado nas eleições 2006, o atual senador José Maranhão (PMDB).

O governador Cássio Cunha Lima deixa o mandato assim que for publicada, no Diário Oficial, a decisão do TRE. Isso deve acontecer nos próximos dias

Comentários