Reitor pede a instalação de universidades na Amazônia

Os 50 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram comemorados nesta terça-feira, 3, na sessão que marcou a instalação das reuniões do Conselho Nacional de Educação (CNE) em Belém. Durante a sessão, o reitor da UFPA, conselheiro Alex Fiúza, leu um documento em defesa da implantação de instituições federais de ensino superior na Amazônia. Para Fiúza, o desenvolvimento sustentável da região não é possível sem o conhecimento científico.
Participaram da reunião o ministro da Educação, Fernando Haddad; a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, reitores e secretários de Educação de municípios paraenses. Haddad disse que o documento apresentado pelo reitor é representativo do atual momento da educação no País e que está em conformidade com as ações do Ministério da Educação. "O documento pode ser considerado um plano de desenvolvimento da educação da região amazônica, pois combina ações para todos os níveis de ensino", explicou.

RELATÓRIO

A presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Clélia Brandão, também apresentou relatório, produzido por uma comissão especial do conselho instituída para estudar medidas capazes de superar a falta de professores no ensino médio. O ministro comprometeu-se a dar atenção especial à formação de professores, um dos destaques do documento.
Haddad destacou a importância da implantação de um sistema nacional permanente de formação de professores. "O Ministério da Educação está assumindo essa responsabilidade. Temos de formar recursos humanos de nível superior para dar aulas em todos os níveis educacionais", salientou.
Texto:Letícia Tancredi

Comentários