Boto "Cor de Rosa" é o campeão do Sairé

SANTARÉM
Alailson Muniz
Agência Amazônia

O Boto 'Cor de Rosa' é o grande campeão do Festival do Sairé 2007. O resultado foi divulgado no início da tarde de ontem, no 'Sairódromo' da Vila de Alter do Chão, a 33 quilômetros de Santarém. No julgamento dos 16 quesitos, a agremiação somou 1.575 pontos na contagem final. O boto Tucuxi, que venceu a disputa no ano passado, ficou com apenas 1.518 em sua pontuação geral. Após a divulgação do resultado, a torcida do boto 'Cor de Rosa' saiu pelas ruas de Alter do Chão comemorando.

O festival dos botos é um evento que acontece todos os anos, paralelo ao Sairé. As apresentações dos botos marcam o lado profano do evento e narram a lenda do boto, umas das mais encantadoras da Amazônia, através da música e da dança. O festival começou no último dia 13 e terminou anteontem.

Em sua apresentação, o boto 'Cor de Rosa', ou encarnado - significando vermelho escarlate -, como preferem os nativos da vila, apresentou o tema 'Amazônia, pátria cabocla'. 'No primeiro dia, apresentamos a Amazônia como berço da vida, destacando a biodiversidade e a importância de seu povo. Depois, no segundo dia, delimitamos a Amazônia folclórica, abordando o lado mais cultural e místico da floresta', explicou Edy Lopes, coordenador da comissão de Arte da Associação do Boto 'Cor de Rosa'.

Comentários