Edson Luís: Presente!

Edson Luís de Lima Souto, 18 anos, participava de uma manifestação junto com estudantes universitários contra o fechamento do Restaurante Universitário Calabouço, onde o estudante comia, dormia, trabalhava e estudava. Distante de ser uma liderança do movimento estudantil era só um estudante paraense que vinha ao Rio de Janeiro estudar, trabalhar e tentar entrar na universidade.

A insistência de Edson Luís na vida foi calada com um tiro no peito pela Polícia Militar do Rio de Janeiro durante o sua última tentativa de manter o mínimo de assistência estudantil que se tinha direito.
Foto: Corpo de Edson Luis na Assembléia Legislativa cercado por estudantes

O corpo que marcou o ano de 1968 foi levado a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro pelos estudantes, por mais que a polícia tenha insistido em levar o corpo os estudantes não permitiram por medo de desaparecimento. O atestado de óbito foi emitido ali mesmo.

No dia seguinte o humorista Arapuã escreve na primeira página do jornal Última Hora:
"ACABOU A GRAÇA
Há um estudante morto. Um tiro no peito de uma criança de 16 anos. (...) Ele era meu irmão. Podia ser meu filho. Hoje não tem graça. O Brasil perdeu a graça.(...)
Dentro da boca, embora fechada, os dentes cerrados. Por um menino morto"
O Correio da Manhã concluía seu editorial afirmando que a cidade "não perdoará os assassinos". Ninguém nunca foi julgado.
O assassinato de Edson Luís se espalhou pelo Brasil, 15 capitais marcaram luto. Escolas e Teatros cariocas não abriram marcando o luto, o Rio de Janeiro parou. Manifestações se alastravam por todo o Brasil.

O enterro de Edson foi um marco de protesto, centenas de milhares tomaram as ruas, as casas acenavam em sinal de apoio. O Jornal Última Hora afirmava que "Só Getúlio teve um enterro assim". Ninguém mais queria calar. De qualquer forma o Governo não poupou esforços para conter qualquer manifestação.

A palavra de ordem "Abaixo a Ditadura!" ganha o Brasil, estudantes são repreendidos com muita violência. Os estudantes começam a ser vistos por todos como os que carregam o gérmen da democracia, a classe médias, setores da igreja se solidarizam com os estudantes. A UNE, e a União Metropolitana dos Estudantes (Rio de Janeiro) assumem uma importância grandiosa.

No final de Junho, ainda como reflexo da morte de Edson Luís acontece a Marcha dos Cem Mil, que marca a força que o movimento estudantil e os movimentos sociais contra a ditadura assumiam naquele momento.

------------------------
Colaboração: Gabriel Mendoza; estudante pré-vestibular e ex-presidente da UMES de São Carlos. Membro do Conselho Nacional da Juventude Revolução - IRJ e militante da JR-IRJ em São Carlos (SP).

Comentários