Movimentação política

No Repórter Diário de hoje:
Depois de PT e PMDB, que lançaram respectivamente as candidaturas do ex-secretário Mário Cardoso e do deputado federal José Priante, agora é a vez do PSDB correr para definir posição na largada da corrida sucessória da capital. Até o dia 15 de maio, segundo anunciou na Assembléia Legislativa o líder tucano José Megale, o partido resolve se lançará candidatura própria ou se vai apenas compor chapa liderada por outra legenda. Lá, com o ex-governador Simão Jatene virtualmente fora da disputa, um dos dilemas é apoiar eventual candidatura da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM) ou a reeleição do prefeito Duciomar Costa (PTB).

Definições
Os tucanos já definiram candidaturas em 39 dos 143 municípios paraenses, em alianças com DEM, PTB, PPS e PR, segundo revela o deputado. Em Placas e Medicilândia, diz ele, o parceiro será o PMDB. Dos grandes colégios eleitorais, Santarém terá tucanos e democratas marchando unidos. Só ainda não sabem se a cabeça de chapa será do deputado estadual Alexandre Von ou do federal Lira Maia. Nessa composição, o que já está pactuado é que só um desses dois nomes concorrerá, sem dividir chapa.

---------------------
O pôster não acredita na casadinha Von e Maia. Ele acha ainda que Maia nem vai ser candidato. O ex-prefeito sabe que a briga entre Mário Cardoso pode viabilizar uma candidatura do PMDB em Santarém. Ele vai entrar nessa barca. As chances de derrotar Maria do Carmo nesse cenário são maiores. Mesmo que Maia não integre a chapa peemedebista, ele a apoiará informalmente.

O pôster acordou hoje pela manhã e, após tomar o seu chá matinal, veio a sua mente que a briga entre PT e PMDB pode está sendo forjada para forçar, antes do tempo, a definição do PSDB, que pode ser de lançar Simão Jatene e senhora Pires, ou colocar vice na chapa de Duciomar.

Uma fonte do blog amicíssima de Jatene informou que o tucano tem uma dívida eterna com Duciomar e que por isso pestana em colocar seu nome no município, prefere o Estado. Duciomar sabe que os únicos nomes que ameaçam são o do próprio Jatene e de Edmilson Rodrigues (Psol), mas o candidato socialista e libertário não tem recursos financeiros para enfrentar a máquina que vai atropelar a miséria da periferia belenense nessas eleições.

Comentários