Seleção não empolga

Enfim, saiu a convocação da seleção brasileira. A situação é complicada, pois muitos dizem que se trata de um assunto sem importância alguma aos rumos da humanidade. Aliás, temos 23 guerras acontecendo no mundo neste momento e mais de dois bilhões de pessoas passando fome. Então porque se preocupar com a convocação da seleção brasileira? De fato. Mas a realidade é outra. Por onde passamos ouvimos os “técnicos” brasileiros elogiando, criticando e avaliando a convocação feita neste início de tarde pelo técnico Dunga (foto ao lado).

O blog resolve opinar também sobre a maior paixão do povo brasileiro e dizer o que pensa sobre essa escalação.

Primeiro não esqueçamos de que, hodiernamente, convocar um jogador exige muito mais do que “apenas” talento com a bola. Onde ele joga? Quem é o dono de seu passe? Quais seus patrocinadores particulares? São perguntas que contam bastante. No capitalismo que rege o mundo das celebridades não se pode criar uma imagem como a do Kaká, por exemplo, e destruí-la da noite pro dia. Afinal, isso era o que iria acontecer se Paulo Henrique Ganso fosse convocado.

Essa convocação mostra também que a seleção brasileira, que deveria ser a cara do Brasil, está cada vez mais estrangeira. Apenas três jogadores convocados atuam em solo tupiniquim. Mais uma vez o dinheiro explica. Ou vocês acham que se o Kaká jogasse no São Paulo, ele seria patrocinado pela Giorgio Armani?

Vejamos a lista, por posição, dos 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga para o Mundial da África do Sul.


GOLEIROS:

Júlio César (Internazionale-ITA), Doni (Roma-ITA) e Gomes (Tottenham-ING)

O primeiro é incontestável o melhor do mundo na atualidade. Os outros dois estão bem e para goleiro reserva essa condição basta.


LATERAIS:

Maicon (Internazionale-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Michel Bastos (Lyon-FRA) e Gilberto (Cruzeiro).

Os dois primeiros também são incontestáveis. Será uma disputa sadia. Quanto a lateral direita, o Brasil carece de quadros, mas Bastos tem o potencial para ser o titular.


ZAGUEIROS:

Lúcio (Internazionale-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA).

A mesma qualidade também pode ser encontrada em clubes brasileiros.

MEIO-CAMPISTAS:

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA) , Josué (Wolfsburg-ALE), Elano (Galatasaray-TUR), Ramires (Benfica-POR), Júlio Baptista (Roma-ITA), Kaká (Real Madrid-ESP) e Kléberson (Flamengo).

Neste setor está a maior polêmica. Faltou o nome de Paulo Henrique Ganso, o melhor armador do mundo na atualidade. O único que pode render durante a competição é Kléberson que tem um eficiente e criativo futebol. Kaká está doente e não rendeu em suas últimas apresentações.
E a criatividade vai ficar com quem: Josué, Júlio Batista e Elano? O restante sem comentários, todos maduros demais e sem o preparo físico que será exigido por esta competição. Anotem aí, essa Copa será de quem correr mais. Tem muito mais ainda para falar desse meio de campo.


ATACANTES:

Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Nilmar (Villarreal-ESP), Grafite (Wolfsburg-ALE) e Robinho (Santos).

O primeiro não empolga, só faz gol em amistoso. Nilmar é o único que pode render alguma coisa, mas vai amargar o banco. Grafite e Robinho não sabem jogar sem assistência, coisa que o meio de campo vai deixar a desejar. Nem precisa falar de Neymar, o moleque foi discriminado pela idade e por ainda não ter sido comprado por clubes europeus. A justificativa de que ele não foi testado não procede. O futebol que ele apresentou fala por si. Sem falar que se o blog pudesse escalar deixaria Robinho e levaria o André, também do Santos.

Faltou aquele jogador que empolga a seleção. Aquele que sempre é esperado para entrar em campo nem que seja no segundo tempo. Aquele que pode entrar pra decidir.

A sorte do Dunga vai ter de trabalhar dobrado nessa Copa do Mundo (veja a chave do Brasil ao lado), do contrário o Brasil não passa nem da primeira fase.

Comentários