Bolsa Família de Santarém é referência em encontro

Com objetivo de socializar experiências exitosas entre os municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil que desenvolvem o Programa Bolsa Família, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS) e o Departamento de Condicionalidades do Bolsa Família (SENARC/MDS), realizou em Brasília na semana passada (19 e 20 de setembro), o Seminário Regional do Programa Bolsa Família na Saúde, evento que reuniu cerca de 150 profissionais.

A programação do Seminário constou de palestras, discussões sobre evidências que apóiam a gestão, apresentação de experiências e delineamento de propostas e encaminhamentos para a operacionalização do Programa de maneira integrada. Da prefeitura de Santarém, participaram representantes das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), Saúde (SEMSA) e Educação e Desporto (SEMED), responsáveis diretamente gestão do Programa.

A enfermeira Izanilda Rodrigues, coordenadora do Programa pela Saúde, fez uma explanação relatando o histórico do município de Santarém, suas diversidades, extensão geográfica, mecanismos utilizados para alcance dos objetivos do Bolsa Família e importância de se trabalhar de forma integrada. “Já nos sentimos premiados em poder apresentar para outros municípios, o fruto de um trabalho árduo que requer muito amor, compromisso e responsabilidade da equipe. Em Santarém, priorizamos o acompanhamento integral de assistência à saúde das famílias do Programa e não somente das condicionalidades estabelecidas pelo ministério da Saúde. A melhora dos índices de cobertura da saúde se deve as parcerias firmadas ao longo dos anos com associações comunitárias, sensibilização da imprensa, Pastoral da Criança, ao trabalho realizado em equipe, sobretudo com enfermeiros e Agentes Comunitário de Saúde e demais técnicos, além da educação continuada dos profissionais e principalmente, o compromisso da prefeita Maria do Carmo para com Programa", ressaltou a coordenadora.

Além de Izanilda, Tayanne Matos, enfermeira-coordenadora do Programa Saúde da Criança e Adolescente da SEMED; Jonathas Gama, operador master do Projeto Presença da SEMTRAS e Ivana Viana Soares, coordenadora do Cadastramento Único da SEMTRAS, participaram do Seminário na capital federal.

Ascom/Prefeitura de Santarém

Comentários