São Francisco quer reverter vantagem

Em O Liberal:

Concentrado para vencer o Remo e reverter a vantagem do Leão Azul da capital, no primeiro jogo da decisão que vai levar um dos Leões à final do segundo turno do Parazão 2012, o São Francisco tem apenas o desfalque do lateral Cleydir, suspenso pelo cartão amarelo. Ele dá lugar ao polivalente Sidvan que, durante os treinos foi bem na posição, ganhando o duelo dom Diney.

Apesar de ter testado outra formação ao longo da semana - acreditando que teria outros dois desfalques -, o técnico Thiago Amorim não muda sua equipe. Apenas modifica o comportamento tático do Leão de Santarém, com a promessa de um jogo dinâmico, veloz, coisa que o São Francisco ficou devendo na última partida, quando foi derrotado pelo próprio Remo por 3 a 1, no Baenão. Foi pior exibição da equipe no campeonato. "Ninguém jogou. Foi um colapso total", lembrou Amorim, afirmando que o golpe já está cicatrizado e o time parte firme para encarar o rival de Belém.

Diante do Leão da capital, o Leão santareno quer fazer valer sua autoridade máxima no Colosso do Tapajós, se inspirando na vitória sobre o Remo, no primeiro turno por 2 a 0, com "banho" de bola dado por Emerson Bala e Ricardinho. Os dois são esperança de gols da torcida santarena no confronto dos times azuis do Parazão. No certame local, Bala já marcou sete gols e Ricardinho, cinco.

Neste retorno ao futebol profissional, depois de 11 anos ausente, o Leão santareno está fazendo história. Fez excelente campanha na segunda divisão, onde foi vice-campeão, com apenas uma derrota em dez jogos. Também ficou com a segunda vaga na primeira fase do Parazão subindo para divisão de elite.

Como único representante do futebol do oeste do Pará, após a eliminação e rebaixamento do São Raimundo, o São Francisco está na semifinal do segundo turno ao lado do Remo e Paysandu, as duas maiores torcidas do Estado. "Se chegamos até aqui com nosso próprio esforço, temos condições de ir mais longe. Depende da força de vontade dos jogadores. Confio neles, pois todos estão conscientes desta guerra que será longa para nós. Mas, a determinação, o arrojo vai nos levar a grande decisão", apontou Thiago Amorim.

O treinador assumiu o São Francisco em um momento delicado. Entrou no "fogo", como de diz no jargão do futebol. No entanto, mostrou competência e recolocou o São Francisco nos eixos. Por isso, o Leão de Santarém tem tudo para detonar o rival da capital. Nos 14 jogos realizados no Parazão, o São Francisco obteve 5 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Destas, somente uma aconteceu no Colosso, diante do Águia.

Comentários