Pro Paz organiza semana do bebê em Santarém

Garantir a certidão de nascimento, orientar mães sobre o pré-natal, amamentação e a saúde e direitos do bebê. Esses são alguns dos objetivos da Semana estadual do Bebê, que acontece em Santarém no período de 10 a 15 de junho.

A iniciativa é do governo do estado por meio do Pro Paz.  Para organizar a programação do evento, membros de diversas entidades governamentais e a gerente do Pro Paz, Eugênia Fonseca, reuniram na manhã desta sexta-feira, 11, com o presidente da Câmara de Vereadores de Santarém, José Maria Tapajós. O objetivo da reunião foi traçar estratégias logísticas e de apoio para a realização da Semana Estadual do Bebê.

"A semana estadual do bebê é um decreto governamental e vai acontecer todos os anos. Foram escolhidos inicialmente cinco municípios este ano e Santarém é um deles", explica Eugênia Fonseca.

Segundo a gerente, a principal meta do governo é garantir a certidão de nascimentos aos recém-nascidos e diminuir a mortalidade infantil. "Vamos trabalhar a capacitação na garantia de direitos de crianças e adolescentes e promover ações voltadas para crianças de zero a dois anos. A meta do governo é redução do sub-registro, garantir certidão de nascimento, orientar sobre aleitamento, e sobre o pré-natal. Sabemos que um bom pré-natal faz com que nasça um bebê saudável. Também queremos baixar ainda mais a mortalidade infantil", informa a gerente.

José Maria Tapajós disse que as ações são bem vindas e que o legislativo municipal vai ajudar no que for necessário. "A Câmara é a voz da sociedade. Vamos contribuir com a divulgação ampla por meio de lideranças em áreas que tenham crianças sem certidão de nascimento. Uma ação dessa envergadura do Pro Paz é muito bom para a cidade e só temos a agradecer. Para não perder essa oportunidade vamos fazer de tudo para ajudar as famílias santarenas", disse Tapajós.

Participaram da reunião Denilson Granjeiro, assessor da vice-governadoria, Eduardo Luna, da Polícia Civil, Simone Silva, da Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos, Sebastiana Palma, do Núcleo de Justiça de Santarém.

Comentários