O deputado Nélio Aguair (PMN) defendeu, nesta terça-feira, 5, durante horário de lideranças na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a descentralização dos serviços de Oncologia para os municípios polos paraenses. O debate tomou conta do plenário por conta da denúncia, envolvendo o atendimento de pacientes em serviço de quimioterapia no corredor do Hospital Ofir Loyola, referência no atendimento de pacientes portadores de câncer no Estado do Pará.
Nélio Aguiar lembrou ainda que anteriormente a situação era pior, pois os pacientes com câncer do Pará tinham de ir até outros estados para fazer o tratamento. “Hoje temos o serviço bem estruturado em Belém e também, os pacientes de câncer em Santarém já contam com os serviços de radioterapia e quimioterapia. É um avanço, mas é preciso colocar o serviço em pleno funcionamento em todos os cinco hospitais reginais", disse o parlamentar, que também é médico.
Nélio Aguiar também lembrou que o governo do Estado deve inaugurar, ainda este mês, 34 novos leitos no Ofir Loyola, em Belém. “O espaço passou nos últimos meses por reformas que permitiu a revitalização e a modernização de toda a infraestrutura hospitalar, que passará a atenderá a partir de agora, com mais qualidade, os pacientes em tratamento oncológico ”, disse.
Com os novos 34 leitos, o hospital oferecerá no total 164 espaços de internação para os pacientes da oncologia.
(Fonte: Ascom/Kátia Aguiar)
Comentários