Alcoa e Senai capacitam técnicos no Oeste do Pará

Após a excelente experiência na formação dos primeiros técnicos de Meio Ambiente e Segurança no município de Juruti, a Alcoa, que possui unidade de mineração de bauxita no Oeste paraense, investe agora na formação de turmas de Técnicos de Mineração e Eletromecânica. Os cursos, desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –Senai, seguem até o primeiro semestre de 2014 e são pioneiros na região. A iniciativa tem o apoio da Alcoa e reforça o compromisso da Companhia de potencializar os investimentos e valorizar a mão de obra local, contribuindo com a formação de profissionais qualificados para o exigente mercado do setor mineral. Atualmente, a Alcoa Juruti mantém a média de 76% de paraenses em seu efetivo total de colaboradores diretos e indiretos.
Os cursos técnicos são ofertados para a população e funcionários da Empresa. Para garantir a excelência na formação, os alunos contam com laboratórios equipados com tecnologia de ponta e o acompanhamento contínuo de profissionais da área. Recentemente, as turmas de Técnicos de Mineração visitaram a planta industrial da Companhia como parte de suas avaliações. Em breve, os futuros técnicos vão iniciar uma nova fase do curso. Eles terão a chance de vivenciar de forma mais ativa a rotina dentro da própria mina, por meio de visitas monitoradas e experiências de estágio, onde poderão também fazer parte de todas as etapas do trabalho de extração de bauxita.
Para Gláucia Lira Moreira, que é moradora de Juruti e antes trabalhava como autônoma no comércio de alimentos, participar do curso técnico de mineração é um desafio para se reposicionar no mercado, principalmente em um segmento que está em ascensão no Estado. "Esta experiência é enriquecedora para mim e eu planejo seguir carreira na área. Minha meta é concluir o curso e ingressar no mercado. Essa oportunidade é ímpar e eu estou gostando muito", enfatiza a aluna.
“A Alcoa, junto com o Senai, tem apostado cada vez mais na qualidade dos cursos profissionalizantes e na estrutura tecnológica e de laboratórios para aprimorar as atividades. Para nós é um orgulho oferecer cursos certificados aqui na região e devolver para o mercado profissionais de alto nível, preparados para atender com eficiência às demandas e exigências do mercado, cada vez mais competitivo”, afirma Célia Oliveira, consultora em educação da Alcoa.
 
 
Ascom Alcoa (Juruti)

Comentários