Santarém confirmará adesão ao Municípios Verdes


O Programa Municípios Verdes promove nesta terça-feira (5), a partir das 8h, no Salão Curuá-Una do Barrudada Tropical Hotel, a 8ª Reunião do Comitê Gestor (COGES/PMV), que pela primeira vez acontece fora de Belém.  O objetivo é mudar o quadro de devastação da Amazônia e servir de modelo, através de uma economia mais forte e sustentável. A intenção é promover o desenvolvimento econômico e reduzir as metas de desmatamento. Na ocasião, o Município de Santarém assinará o termo de adesão ao PMV.

 PMV é formado é por diversos grupos e órgãos do Estado e sociedade civil, entre eles: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), IBAMA e outros. Segundo a assessoria técnica do Programa, Santarém assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público Federal (MPF), que estabelece metas para o combate e controle do desmatamento, porém o termo de adesão vem para solidificar e confirmar a adesão do Município ao PMV.

 “Santarém é uma cidade estratégica no oeste do Estado, por isso, há um grande interesse do Estado e do próprio Município para que ele se transforme em uma referência na questão do ordenamento ambiental e combate ao desmatamento nesta área”, explica Justiniano Netto, secretário extraordinário do PMV.

Durante a programação da 8ª Reunião do Comitê Gestor serão apresentados os dados de Desmatamento SAD 2012/2013 e Deter, respectivamente pelo Imazon e Ibama. Serão realizados debates que terão a participação de secretários, prefeitos, técnicos, representantes do Estado e pesquisadores, que exporão a situação atual do desmatamento no Pará, os avanços no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as metas que devem ser cumpridas até o final de 2013.

A programação se estenderá durante todo o dia. O ponto alto será a assinatura do Termo de Adesão de Santarém ao Programa Municípios Verdes. De acordo com a assessoria do PMV, este ato é um gesto de colaboração do Município com a proposta de ordenamento ambiental e controle do desmatamento promovido pelo PMV.

 

*Com informações de Diego Araújo, assessor de imprensa do Programa Municípios Verdes ( www.municipiosverdes.com.br)

Comentários