Navegapará participará de audiência pública em Santarém



Da Agência Pará:

O Programa Navegapará, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), participará nesta quinta-feira (5) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Santarém, com o objetivo de debater os aspectos técnicos e gerenciais do programa. Na ocasião, o Governo do Estado estará representado pelo coordenador de Infocentros da Secti, Raimundo Viegas, e pela gerente de produção e serviços da Prodepa, Arlene Siqueira.

Um dos assuntos a serem abordados na audiência é o que diz respeito à contratação de monitores bolsistas para os espaços de inclusão digital. Atualmente, há um edital aberto da Fundação Amazônia Paraense (Fapespa) com uma vaga para o Infocentro Ponto de Cultura da Oca - Alter do Chão. Os demais infocentros do município tiveram monitores bolsistas até julho de 2013, quando encerrou a vigência das bolsas viabilizadas pela parceria com o Banpará. A Secti antecipa que será aberto, ainda no mês de setembro, um novo edital em parceria com o banco para seleção de novos bolsistas para os infocentros do estado que estão sem instrutores.

A manutenção dos equipamentos dos infocentros é outra temática a ser tratada na audiência. Como explica a Coordenação de Infocentros da Secti, o serviço é realizado por empresa terceirizada e o gestor de cada unidade pode solicitar o reparo de computadores por meio de um chamado na Central de Atendimento, pelo telefone 0800 72 77 670, ou e-mail: cap@prodepa.pa.gov.br.

“Infelizmente, não há como atender imediatamente as demandas dos 175 infocentros, distribuídos em diferentes regiões do Estado do Pará. O que temos, hoje, é uma fila de chamados aguardando o atendimento da empresa responsável. Mas garantimos que há um esforço diário para atender todas as demandas, de acordo com a ordem da solicitação”, explica Raimundo Viégas, coordenador de Infocentros.


De agosto de 2012 a julho de 2013, o Programa Navegapará capacitou 3.498 pessoas em informática básica utilizando o software livre Linux, por meio da realização de cursos gratuitos ministrados nos infocentros. Em todos os espaços foram realizados cursos de capacitação com emissão de certificados. Raimundo Viegas lembra que, para que a Secti possa emitir os certificados é preciso que os nomes dos usuários capacitados sejam enviados à Coordenação de Infocentro.

“A Secti vê a audiência em Santarém como uma boa oportunidade para que o Governo possa dar os devidos esclarecimentos sobre o funcionamento do programa e relatar as atuais dificuldades e perspectivas. Esperamos ouvir os anseios das comunidades atendidas pelo Navegará e dar as explicações necessárias”, acredita Alberto Arruda, titular da Secti.

Santarém possui 12 infocentros do Navegapará instalados, sendo que, atualmente, 10 estão abertos ao público. A expectativa é que o diálogo leve a uma parceria efetiva entre conselhos gestores, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.


Texto:
Ana Carolina Pimenta - Secti

Comentários