Prodepa garante acesso à Internet durante a festa do Sairé

Da Agência Pará:

Começa nesta quinta-feira (19) a programação da Festa do Sairé, na Vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste paraense. A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) oferecerá acesso fácil e rápido à internet aos turistas e visitantes que passarem por lá durante os cinco dias de festa. Os pontos de acesso livre estarão localizados na Praça do Sairódromo - onde acontece a disputa entre os botos -, e na orla da praia da Ilha do Amor, que possibilita o acesso à rede num raio de até 150 metros.
A novidade deste ano é que os jornalistas que fazem a cobertura do evento terão todo o suporte. A Prodepa vai instalar um link exclusivo para a sala de imprensa, garantindo a transmissão de conteúdo jornalístico on line durantes os cinco dias da festa. “Além do hotzone permanente, que fica na orla da praia em Alter-do-Chão, disponibilizamos um ponto no Sairódromo, como no ano passado, e ainda acrescentamos um link exclusivo para a sala de imprensa para atender aos jornalistas”, informa Leila Daher, diretora de Projetos Especiais da Prodepa.
No sábado (14) foi dado o pontapé inicial da festa, com a tradicional busca dos mastros, que consiste na retirada de dois troncos de madeira da mata, ritual em que os mastros são deixados na praia do Cajueiro, em Alter do Chão. Na quinta-feira (19), os mastros serão conduzidos pela juíza e pelo juiz, levados da praia do Cajueiro em procissão até a praça do Sairé. Lá, eles serão ornamentados com frutas, folhagens e bebidas. O hasteamento é marcado por uma competição entre homens e mulheres durante a abertura do evento.
Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a história do boto que seduz a índia, são algumas das atrações do festival, que conta também com a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa onde cada agremiação se apresenta com carros alegóricos, danças regionais e coreografias.
O Sairé, mais importante evento da região, acontece de 19 a 23 de setembro e deve reunir um público superior a 100 mil pessoas, entre população local, turistas e jornalistas do Brasil e exterior.

Comentários