.

.
.

.

.

.

.

Resultado final do processo eleitoral de consulta da UFOPA



Foi encerrada por volta da 1h da manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, a apuração dos votos de discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que participaram do primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor e do vice-reitor da instituição. A Mesa Apuradora, que iniciou os trabalhos por volta das 20h30 do dia 19, validou os votos em separado e averiguou possíveis duplicidades de votação. A última urna, instalada no Câmpus de Itaituba, chegou ao Câmpus Tapajós – local da apuração -, em Santarém, por volta das 21h30.

O resultado da apuração deu a vitória à Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência, que obteve 41,8% das intenções de voto, aplicando-se a fórmula prevista no Regimento Eleitoral. Com o mesmo cálculo, a Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA obteve 37,1% das intenções de votos.

Confira os números absolutos de votantes por categoria, incluindo os votos em separado, em Santarém e nos câmpus do interior (Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná):

Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA

Docentes: 97

Técnicos: 177

Discentes: 1400

Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência

Docentes: 132

Técnicos: 112

Discentes: 2800

Votos Brancos e Nulos: 33

O resultado foi anunciado pelo estudante Eduardo Wanghon, presidente em exercício da Comissão Eleitoral de Consulta. “Gostaria de parabenizar a atuação de todos nesse processo. Nós tivemos um momento histórico, que foi a primeira consulta eleitoral, e espero que esse processo democrático crie frutos na nossa universidade. Foi uma lição, que nós devemos tomar como grande aprendizado, para que saibamos dialogar entre as categorias e construir uma universidade democrática, que é o que todos queremos”, declarou.

A presidente da Comissão, Profa. Dra. Tânia Brasileiro, explica que, após o fechamento das atas, o resultado será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSUN), que se reunirá, em caráter extraordinário, na próxima segunda-feira (25/11) para homologação do resultado e elaboração da lista tríplice. “Acompanhando o que determina o Regulamento, o nome do candidato mais votado deverá ser encaminhado pelo CONSUN para o Ministério da Educação (MEC)”.

Comunicação/UFOPA

Comentários