Helenilson Pontes participa do lançamento do Edital de Licitação do Armazém Geral da Zona Franca



 O governador em exercício Helenilson Pontes participa na manhã desta segunda-feira,10, em Santarém, do lançamento do Edital de Licitação Pública para a seleção da empresa responsável pela instalação e operação do Armazém Geral da Zona Franca Industrial de Manaus que será instalado neste município. Será o terceiro polo de armazenagem e distribuição de produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) a ser instalado no País, depois de Resende, no Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia, em Minas Gerais (MG). Helenilson Pontes também participará da solenidade de entrega da ampliação Câmara Municipal de Santarém. A cerimônia acontece às 10h na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e terá a presença do prefeito Alexandre Von e dos secretários da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, e do Pará, José Tostes Neto.

Após o lançamento do edital de licitação pública, o grupo visitará os municípios de Uberlândia (MG) e Resende (RJ), Estados que já sediam estruturas de Armazém Geral, com a mesma proposta do que será construído em Santarém. “É o primeiro passo para efetivarmos a implantação do polo de armazenagem e distribuição de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus em nosso Município. Nós vamos aprender na prática essa operação para que façamos bem feito aqui em Santarém”, disse o prefeito Alexandre Von.

Para a administração municipal, a criação do entreposto vai permitir que produtos eletroeletrônicos produzidos na ZFM sejam escoados por Santarém, utilizando o acesso da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163). "O armazém também será a ponte que receberá insumos necessários para produzir lá em Manaus. Terá facilidade da logística Santarém-Manaus por via fluvial. Isso vai gerar mais emprego no nosso município e, consequentemente, geração de renda. Estamos apostando no armazém geral como fator de aquecimento da nossa economia”, argumenta Valdir Matias Jr, secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Santarém.

A expectativa é que o entreposto comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano. O entreposto suspende a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na transferência dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus para serem armazenados em Santarém. O imposto só será cobrado na saída do armazém alfandegado, ou seja, no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado, funcionando assim como um armazém geral da ZFM. O armazém geral vai receber e estocar produtos industrializados na Zona Franca de Manaus, que chegam por via fluvial ou aérea. De Santarém, as mercadorias serão distribuídas para qualquer lugar do território nacional ou enviadas para exportação. Os produtos podem ficar armazenados no entreposto sem a incidência de tributos, conforme protocolo firmado entre os Estados do Pará e do Amazonas.

Ampliação da Câmara

O governador em exercício Helenilson Pontes também participará, às 11h30min, da entrega da obra de ampliação do prédio da Câmara Municipal do município. A obra foi executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Em 2013, Santarém aumentou de 14 para 21 o número de vereadores em virtude da Emenda Constitucional nº 58 aprovada pelo Congresso Nacional em 2009. A ampliação se fez necessária para abrigar os novos parlamentares. Para isso, um novo pavilhão foi construído com a ajuda do Governo do Estado.

"O governador Simão Jatene atendeu ao pedido do legislativo santareno. É uma obra importante para o andamento de nossos trabalhos e consequentemente dos anseios da população santarena que nos procura diariamente. O município agradece", afirma o vereador Dayan Serique, que coordenará a cerimônia de entrega da ampliação da obra.



Alailson Muniz - Santarém-PA
Com informações da CCOM de Santarém
Agência Pará

Comentários