Pacientes oncológicas participam de Dia da Beleza no HRBA

A programação intitulada “Laços de Amizade”.


Por Marta Costa
 
Na manhã desta quinta-feira, 23, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, e a Organização Não Governamental Amigos do Peito realizaram na recepção da Oncologia uma ação de humanização que teve como principal objetivo elevar a autoestima entre as pacientes em tratamento contra o câncer. A ação teve abertura às 9h30min com um momento de sensibilização sobre a importância de desmistificar o câncer, realizar o autoexame e principalmente buscar o diagnóstico precoce.

A programação intitulada “Laços de Amizade” contou ainda com a doação de lenços para as pacientes oncológicas e também um “Dia da Beleza” com a realização de maquiagem, corte de cabelo, manicure e pedicure. “O Grupo de Trabalho de Humanização promove essas ações para deixar o paciente em um ambiente mais e adequado, tranquilo, longe da imagem do ambiente hospitalar e isso garante a qualidade de vida, o bem estar físico e ajuda a resgatar a autoestima da mulher que é muito importante para a recuperação”, falou a psicóloga hospitalar e coordenadora do GTH Gabriela Fortes.

Além dos trabalhos já desenvolvidos no HRBA, como o “Dia da Beleza”, que acontece há quatro anos, outros projetos são implantados como o projeto em parceria com as Amigas do Peito. “O apoio amigo é uma das melhores formas de superar desafios, independente do câncer, o apoio da família é fundamental,. Hoje, nós temos uma equipe de humanização que atua dando esse calor humano, esse amor, carinho e afeto e os Amigos do Peito surgiu com esse proposito de dar apoio, calor, carinho. Somos parceiros do HRBA com muita alegria”, falou Leíria Rodriguês, membro da ONG Amigos do Peito que doou 24 lenços para as pacientes em tratamento oncológico.


Para as pacientes em tratamento, ações de humanização ajudam a dar força, minimizar o sofrimento e suavizar as mudanças corporais ocasionadas pelo tratamento do câncer. “A saúde é mais importante, o tratamento faz a gente perder os cabelos, abala o estado emocional. O que não pode é deixar se abater. O importante é saber que há a cura e o apoio é fundamental e eu só tenho que agradecer todo o apoio que eu recebo porque isso faz bem pra qualquer pessoa”, declarou a enfermeira Rosilda Tavares que teve o diagnóstico do CA de mama em junho de 2013 e hoje faz o tratamento de radioterapia.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, agradeceu a confiança dos Amigos do Peito em desenvolver ações que contribuem para elevar a autoestima das pacientes oncológicas em tratamento no HRBA. “O HRBA tem uma excelente estrutura e profissionais capacitados para realizar um atendimento de qualidade. Mas, nós sabemos que para o paciente oncológico o fator humano é fundamental. Por isso hoje foi um dia muito especial. Esse evento, organizado pelo nosso Grupo de Humanização e pelos Amigos do Peito, proporcionou um momento de descontração e valorização das mulheres com câncer de mama que fazem tratamento conosco”, concluiu Hebert.



http://blogdohrba.blogspot.com.br/2014/01/pacientes-oncologicas-participam-de-dia_23.html

Assessoria de Comunicação
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna | Pró-Saúde
MaGma Comunicação
Santarém - Pará
(93) 2101-0700
Martha Costa
(93) 9121-3225

Comentários