Ginásio de Santarém será a casa dos esportes no município

Ginásio será referência no esporte santareno. Foto: Sidney Oliveira.
"Transformar Santarém em referência para todos os esportes de quadra e ajudar na formação de novos talentos regionais. Esse será o papel do ginásio poliesportivo de Santarém, que está sendo construído pelo Governo do Estado". A afirmação é do esportista Joacy Nunes Pontes, presidente da Associação de Basquete de Santarém. "Temos fatos concretos de que o esporte muda a vida das pessoas. Ajuda na formação do jovem, retira-o da marginalidade e das drogas e isso traz efeitos imediatos no nosso bolso. Nossos impostos deixam de ser gastos com o tratamento de dependentes e, dessa forma, podem ser investidos novamente na construção de ginásios como esse que está sendo construído em Santarém", argumenta Pontes.

À frente da Associação de Basquete, Joacy Pontes já participou e ajudou a organizar dezenas de torneios esportivos. Pontes é um atleta bastante conhecido em Santarém por sua habilidade com uma bola de basquete, mas ele afirma que o ginásio poliesportivo será a casa de todos os esportes na região oeste. Hoje, a quadra do Mascotinho na orla da cidade, chamada também de Arena do basquete, é o espaço que recebe as competições de basquetebol realizadas pela Associação.

"Não é porque sou do basquete que vamos pensar sozinhos. Esse ginásio tem a mesma importância para outras modalidades de quadra, como futsal e vôlei. Vamos ter um espaço para organizar eventos regionais. Nossos colegas de outras cidades poderão participar e serão bem recebidos num espaço adequado e de alta qualidade. Será um celeiro para a formação de novos atletas e craques que permanecem escondidos por aí", avalia o presidente da Associação.

A obra do ginásio poliesportivo de Santarém, que recebe investimento de R$ 10 milhões, está em fase de construção das estruturas das arquibancadas e dos pilares da cobertura. Atualmente 115 homens realizam os trabalhos. "Estamos finalizando a estrutura das arquibancadas e dos pilares da cobertura", informou Diego Melli, engenheiro responsável pela obra.

Melli informa, ainda, que a cobertura do ginásio está sendo construída em Belém e que chegará pronta a Santarém para ser montada sobre o ginásio. A arquibancada terá cinco mil assentos individualizados, dando mais conforto ao espectador e organização dos eventos. Uma tribuna de autoridades também faz parte do projeto original, que prevê, ainda, a construção de palco. "O projeto prevê palco e laje de tribuna para eventos com autoridades e quadra que poderá receber todas as modalidades de esportes", explica Melli.

A obra está sendo executada pela empresa MD Construtora. O terreno possui 21,5 mil metros quadrados no total, sendo 6,5 mil metros quadrados de área construída. A parte de fundação que necessitava de maior mão de obra e tempo já foi concluída. O ginásio terá capacidade para um público de 5,1 mil pessoas.

A estrutura da praça esportiva terá duas amplas bilheterias; recepção; saguão de entrada; setor de apoio ao turista; duas lanchonetes; academia de ginástica e academia exclusiva para atletas; sala de juízes; estacionamento para 500 carros e um palco de 350 metros quadrados e três metros de altura, que poderá receber grandes shows.

O novo ginásio terá salas voltadas ao atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade, em conformidade aos critérios preestabelecidos pelo Ministério do Esporte (ME) e Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Santarém (Semjel). A obra é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Alailson Muniz
Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários