Virou ‘palanque’ o primeiro debate entre candidatos à Reitoria da Ufopa

Todos as chapas juntas após o debate: projetos e ideias.
Foto: Blog do Alailson
O primeiro debate entre os candidatos à Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) se transformou numa espécie de palanque eleitoral. As manifestações não ultrapassaram as exposições de ideias, de projetos e singelas citações sobre as ações da atual gestão. O debate foi organizado pela Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), que coordena todo processo eleitoral.

Os vices das chapas também participaram do debate. Os acadêmicos, técnicos e comunidade em geral não puderam fazer perguntas neste primeiro momento. De acordo com a CEC, um segundo debate será realizado no próximo dia 28 de novembro. A consulta (eleição) acontece no dia 5 de dezembro.

As campanhas dos candidatos devem desembarcar ainda nos Campi de Óbidos, de Oriximiná, de Juruti, de Alenquer, de Monte Alegre e de Itaituba.

Os candidatos se valorizaram e apresentaram as ideias de ponta de seus planos de gestão, propostos à comunidade acadêmica. A infraestrutura parada e o orçamento cada vez menor da instituição foram pontos bastantes badalados entre os candidatos.


Todos os candidatos avaliaram positivamente o debate. Veja abaixo o que os candidatos falaram numa rápida avalição sobre esse primeiro debate.



Thiago (Inovar para Avançar)

- A Chapa 5 se propôs a fazer um debate limpo, mostrando propostas. Avaliamos que assim fizemos. O primeiro debate é o mais importante. A comunidade acadêmica conhece os candidatos sem ensaio. Realmente é o que o candidato tem de conteúdo e nós mostramos isso para a comunidade acadêmica.


Anselmo (Somos Ufopa)

- Eu acredito que demonstrei que conheço a universidade. Não me coloco como sendo diferente dos demais nesse sentido porque todos conhecem, mas eu pude viver por dentro essa experiência de acompanhar  no dia a gestão da universidade e me preparando para que agora eu possa está à gente tomando as decisões. Todos sabem os limites do vice-reitor. Assumi algumas vezes e inclusive em momentos difíceis da universidade e sempre tomei as decisões pensando no melhor para a universidade. Coloquei meu nome à disposição com o professor Waldiney para possamos ter uma respeitável e que nós a respeitemos também.


Waldomiro (Ufopa Compartilhada)

- Os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. Nossa chapa ‘Ufopa Compartilhada’ apresentou uma série de propostas na área de infraestrutura, o que a gente pensa em termos de expansão da Ufopa, e assistência estudantil. Aquilo que nos fizemos na Pró-reitoria de Gestão Estudantil, nós dissemos aos professores e técnicos que, nós estando na reitoria, teremos o mesmo cuidado quando erámos pró-reitor.


Jarsen (Ufopa em Ação)

- Excelente. A comunidade conheceu as propostas dos candidatos, deu para esclarecer alguns pontos duvidosos. Quem ganha com isso é a sociedade, é a Ufopa. Estamos propondo uma gestão ‘Ufopa em Ação’, uma gestão para ter a Ufopa como vetor transformador da sociedade. Esse é o nosso ponto de vista, mas a comunidade está participando na construção dessas nossas propostas que não estão acabadas. Nesse processo de conhecimento sempre existe um feedback. Existe essa participação da comunidade. A participação de estudantes, professores e técnicos está cada vez maior. É isso aí: Ufopa em ação, para transformar mudança já!


Hugo (Novos Rumos)

- Momento muito importante para toda universidade, histórico. Consideramos que tínhamos a oportunidade de colocar as propostas da chapa ‘Novos Rumos’. Creio que a comunidade nesse momento começa de fato essa campanha e terá condições de decidir entre as cinco chapas quem tem a melhor proposta e quem tem condições de executar o que está propondo. É uma oportunidade de ouro e eu avalio muito positivamente nossa participação.


As chapas são:

Hugo Alex Carneiro Diniz (Reitor) e Aldenize Ruela Xavier (Vice-Reitora).
Chapa 01: “Novos Rumos”.

Jarsen Luis Castro Guimarães (Reitor) e Celson Pantoja Lima (Vice-Reitor)
Chapa 02: “UFOPA em Ação”.

Raimundo Valdomiro de Sousa (Reitor) e Deam James Azevedo da Silva (Vice-Reitor)
Chapa 03: “Por uma Ufopa compartilhada#...”.

Anselmo Alencar Colares (Reitor) e Waldiney Pires de Moraes (Vice-Reitor).
Chapa 04: “Somos UFOPA”.

Thiago Almeida Vieira (Reitor) e Izaura Cristina Nunes Pereira Costa (Vice-Reitora)
Chapa 05: “Inovar para Avançar”.




Redação do Blog do Alailson

Comentários